7 Mitos e Verdades sobre as lâmpadas de LED

Vamos contar os 7 mitos e verdades das lâmpadas LED!

 1 – LÂMPADAS DE LED NÃO QUEIMAM?

MITO. Se as lâmpadas de LED forem utilizadas em condições normais e adequadas.

As lâmpadas só queimam se houver um aumento de temperatura ou uma sobre tensão. Em condições normais a intensidade luminosa da lâmpada de LED vai caindo com o tempo. O tempo de vida útil fica em torno de 25 mil horas.

De qualquer forma, ela irá durar muito mais tempo que as lâmpadas convencionais, não é mesmo?

2 – O LED ATRAI MOSQUITOS?

Verdade. Isso é devido ao LED não esquentar o ambiente e não emitir radiação ultravioleta. Lâmpadas de LED atraem insetos como qualquer outra lâmpada. Os insetos são atraídos pela cor emitida pela lâmpada.

O problema é que as cores confortáveis ao olho humano, como o azul, o branco e o amarelo, também são atraentes aos insetos.

3 – AS LÂMPADAS DE LED SÃO MAIS EFICIENTES DO QUE AS OUTRAS?

VERDADE!

Uma lâmpada de LED converte 95% do calor em luz, entretanto uma lâmpada convencional transforma apenas 5% em Luz. Sendo assim o LED mais eficiente.

As lâmpadas possuem lúmens, que é a quantidade de luz que ela emite e também os watts, que indica o consumo de energia elétrica. Então, quanto mais lumens, mais luz e quanto mais watts, maior o consumo de energia. As lâmpadas de LED possuem mais lúmens e menos watts que as convencionais. O que significa que são mais eficientes, já que iluminam mais e gastam menos!

4 – LÂMPADAS DE LED NÃO POSSUEM BOA ILUMINAÇÃO?

MITO. Muitas pessoas ainda se confundem ao constatar a quantidade de watts existente nas lâmpadas de LED. Acreditam que essa quantidade é que definirá o fluxo luminoso, sendo que na verdade irá medir a quantidade de energia que será consumida.

O consumo das lâmpadas de LED é bem reduzido, no entanto a quantidade de luz medida por lúmens é de acordo com o modelo que você escolher. Resumindo tudo isso, as lâmpadas de LED possuem o mesmo poder de iluminação das outras lâmpadas, porém consomem a metade da energia.

lampadas-lumens-ilumisul

5 – PODE DESCARTAR LÂMPADAS DE LED EM LIXO COMUM?

VERDADE. As lâmpadas de LED não agridem o meio ambiente, pois não contém nenhum metal pesado em sua composição. Diferentes das fluorescentes que contém mercúrio e não podem ser descartadas em lixo comum.

6 – A LUZ DAS LÂMPADAS DE LED PODEM PREJUDICAR A VISÃO?

MITO. Ela só prejudica a visão se for usada de maneira incorreta. Segundo especialista, para que as lâmpadas de LED prejudique a visão, os olhos devem estar diretamente expostos a uma luz de cerca de 100w, durante 12 horas a uma distância de 10 cm. Mas isso ocorre com qualquer tipo de luz, por isso há um incomodo ao olhar fixamente para a luz, inclusive o sol.

7 – AS LÂMPADAS DE LED PRECISAM DE ADAPTADORES?

Entre os mitos e verdades sobre a lâmpada de LED mais questionadores é a respeito dos adaptadores. As lâmpadas de modelo antigo precisam de adaptador. No entanto os modelos mais novos já são fabricados com o padrão brasileiro de soquete de rosca, o chamado E27. Ele é o mais utilizado nas residências, pois é o típico soquete das antigas lâmpadas incandescentes. Sendo assim, ao comprar suas lâmpadas você não precisará comprar adaptador, portanto esse é um MITO!

 

COMPARTILHE!