ALICATES DE CRIMPAR, COMO USAR ?

Os alicates de crimpar são muito importantes e muito utilizados na manutenção ou montagem de uma rede de computadores.
Esse alicate serve basicamente para pressionar o conector na extremidade do cabo rede e dessa forma transforma-lo em cabo para enviar e receber informações em um ambiente de rede.

Existem diversos e variados modelos de alicate para crimpar, porém alguns possuem outras funcionalidades alé da própria crimpagem, como:
desencapar fios e corte do mesmo, modelo de crimpador que pode ser utilizado para fios conectores de telefonia, alguns modelos: Alicate de crimpagem de terminal elétrico para cabos flexíveis, alicate de corte e decape de cabos flexiveis, Alicate para apertar e cortar abraçadeiras de Nylon, Alicate para crimpar RJ de 8 vias em cabos de rede para informatica.

INSTRUÇÃO

  1. 1
    Utilize o modelo de alicate de corte e decape de cabos flexíveis e corte o cabo do tamanho necessário em seguida com o mesmo alicate desencape o cabo, faça com cuidado e que o desencape seja aproximadamente de 1,5 cm a 2 cm. Estique todos os fios e os coloque na ordem de cor correta, de acordo com o padrão que está utilizando, deixe os fios todos do mesmo tamanho.
  2. 2

    Coloque os fios no conector, seguindo a ordem correta das cores e empurre até o limite até chegar à ponta do conector, verifique se os fios continuam alinhados, devem estar retos e no lugar correto antes de crimpar, os fios coloridos devem ficar todos dentro do conector para que fique um trabalho de boa qualidade e não ocorra o desencaixe dos fios na hora de utilizar, a qualidade do cabo de rede está diretamente ligada a forma como foi realizada a crimpagem.

  3. 3

    Utilize o alicate de crimpagem de terminal elétrico para cabos flexíveis para crimpar, coloque o conector no alicate já com os fios posicionados e pressione o alicate até os fios terem contato com a parte interna metálica de cobre do conector, antes de efetivar verifique novamente a posição dos fios no conector, uma vez crimpado não irá conseguir desfazer e utilizar o mesmo conector. Teste o cabo e veja se ocorre a transmissão dos dados de uma ponta a outra.

     

     

COMPARTILHE!