Como iluminar as escadas com fita de LED?

Como iluminar as escadas com fita de LED?

Sempre temos muitas dúvidas ao acender uma escada, iniciando com quais elementos usar até como realizar a instalação. Hoje em dia, uma maneira muito simples que está se tornando muito famosa é o uso de tiras de LED.

 

Independentemente do tipo de fita que foi selecionado, as seguintes apresentações devem ser levadas em conta, as fitas de LED podem ser de 12 ou 24 volts CC, e também pode ser para conectar diretamente a corrente elétrica, no último caso, você só tem a alternativa de réguas de LED analógicas, ademais, que estas faixas têm uma limitação importante para este tipo de instalações que só podem ser cortadas a cada metro, isto é, não poderia ter, por exemplo, uma tira de 1,5 metro de longitude.

Use fita de LED nos passos da escada

Uma maneira muito eficiente de iluminar a escada é usar fitas de LED nos degraus. No entanto, a ideia, embora seja fácil imaginar como instalá-lo não é tão óbvio.

Apesar disso, é muito fácil, primeiro é necessário selecionar a faixa que vamos usar. Devemos levar em conta onde temos a comida, quanto espaço temos e qual a largura da etapa. Uma vez que a faixa de LED tenha sido selecionada, devemos colocar um perfil para escadas que se adapte às dimensões da faixa de LED.

A opção mais comum e prática é usar fitas de LED de 12 ou 24 volts de 8 a 10 milímetros de largura, além de poderem ser cortadas a cada 5 ou 10 centímetros, isso tornará a seleção do perfil muito mais fácil, já que a maioria desses perfis é projetada para tiras de LED com essas dimensões.

Como as fitas de LED devem ser conectadas?

Uma vez que a faixa de LED e o perfil foram selecionados, o mais importante vem no nível técnico, a conexão, muitos se perguntam se devemos conectar todas as tiras em série ou em paralelo, a melhor opção é sem dúvida, conectá-las em paralelo

A explicação é muito simples, o ideal é garantir o mesmo nível de luz em todos os degraus da escada, se decidirmos conectar as tiras em série, o passo mais próximo da potência emitirá mais luz que o passo que estiver mais longe, porque a tensão na primeira tira será maior que a tensão que a última recebe.

Portanto, devemos tentar, tanto quanto possível, conectar todas as tiras em paralelo, de modo que todas as seções recebam o mesmo potencial elétrico (voltagem), alcançando assim um nível de iluminação uniforme em todas as seções da escada.

 

blog-ilumisul

COMPARTILHE!