Disjuntores, DR e DPS Saiba Diferenciar

Disjuntores, DR e DPS possuem sistemas diferentes, porém objetivos em comum.. Sua Proteção!

Disjuntores

Os disjuntores são responsáveis pelo controle da corrente que passa pelos condutores, no caso de sobrecarga ou curto-circuito os mesmo tendem a desarmar, quando desarmam, desligam todo o circuito elétrico que está ligado ao mesmo. Desta forma os disjuntores protegem a instalação elétrica do local.

Segue abaixo alguns modelos de disjuntores:

Disjuntores de Alta Tensão: indicados para grandes potências, podendo alcançar valores de 100 ampères;

Disjuntores magnéticos: Protegem os equipamentos contra sobrecargas, curtos-circuitos e outros problemas, esse modelo de disjuntor é indicado em casos que há preocupação de proteger o equipamento com bastante precisão;

Disjuntores térmicos: Quando há uma elevação de temperatura, este tipo de dispositivo desarma a fim de evitar acidentes incendiários, esse tipo de dano térmico pode se causado por flutuações de tensão, e outras situações perigosas.

Disjuntor termomagnético: Utilizado em instalações residenciais e comerciais, o disjuntor termomagnético protege contra curto-circuito e sobrecarga.

DR – Interruptor Diferencial Residual

Sua finalidade é proteger as pessoas contra possíveis choques causados pelo vazamento de corrente na instalação. Quando há riscos na instalação rapidamente o DR percebe a vazão de corrente e então desliga simultaneamente o disjuntor em que está ocorrendo o problema.

– Contato Direto: A pessoa toca um condutor eletricamente carregado que está funcionando normalmente.

– Contato Indireto: A pessoa toca algo que normalmente não conduz eletricidade, mas que se transformou em um condutor acidentalmente (por exemplo, devido a uma falha no isolamento).

O dispositivo DR é um interruptor automático que desliga correntes elétricas de pequena intensidade (da ordem de centésimos de ampère), que um disjuntor comum não consegue detectar, mas que pode ser fatais se percorrerem o corpo humano.

 

DPS- Dispositivo de Proteção contra Surtos Atmosféricos (Raios)

Uma espécie de disjuntor que se desliga quando é percorrido pela descarga elétrica de um Raio.

Existem dois tipos de DPS:

Classe I – Indicado para locais sujeitos a descarga de alta intensidade, sendo a rede elétrica aérea e exposta diretamente à incidência do Raio.
É instalado na entrada da rede local.

Classe II – Indicado para locais com rede elétrica interna (embutida ou subterrânea).
É instalado diretamente dentro do Quadro de Distribuição.

São regulamentados pela ABNT- NBR NM 60898 e NBR IEC 60947-2

COMPARTILHE!