Modelos de interruptores e esquemas de ligação

Algumas vezes pode existir dúvidas na hora de escolher o interruptor mais adequado para o seu projeto. Para pequenas mudanças e reformas, muitas vezes as pessoas acabam buscando informações diretamente nas casas de ferragens, por isso é importante conhecer as diferenças de cada um e como instalá-los, para que você consiga dar indicações corretas para o seu cliente!

Mas antes, uma dica importante:

O CONDUTOR FASE nunca deve chegar ao ponto de luz! Ele sempre deve estar ligado ao interruptor. Esse é um erro que pode causar choques, portanto deve ser muito bem destacado. A outra dica básica é recomendar que todo e qualquer trabalho seja feito com o circuito desenergizado.

INTERRUPTOR SIMPLES

O interruptor simples é utilizado para acionar lâmpadas em um único ponto. Por isso, esse tipo de instalação é indicado, principalmente, para ambientes pequenos que possuam apenas uma porta de acesso.

Para instalá-lo é muito simples! Na imagem abaixo, você confere o esquema de ligação em que o CONDUTOR FASE (representado pela cor Vermelha) é ligado ao terminal central do Interruptor. Na rosca da porta-lâmpada, liga-se o NEUTRO (representado em Azul) e o RETORNO DE LÂMPADA (na cor Preto) é ligado ao terminal lateral do interruptor e no central da lâmpada.

 _n49shopv2_iriel_images_captura-de-tela-2018-02-27-as-164506

INTERRUPTOR PARALELO (THREE-WAY)
Esses são os de instalação mais complexa, e indicados para ambientes grandes e que precisam de luzes acesas em dois pontos distintos.

Um exemplo é em um corredor, pois permite ligar e desligar a luz em cada uma das extremidades. Nesse caso, o interruptor terá três terminais e o CONDUTOR FASE e o RETORNO DE LÂMPADA devem estar conectados ao pino terminal do meio.

 _n49shopv2_iriel_images_captura-de-tela-2018-02-27-as-164516

INTERRUPTOR INTERMEDIÁRIO (FOUR-WAY)

O interruptor intermediário é utilizado em circuitos com três ou mais pontos diferentes. Também conhecido como four-way, deve ser sempre utilizado em conjunto com interruptores paralelos. Sua utilização é ideal para locais com grandes espaços, como depósitos, ginásios, grandes lojas, entre outros.

 _n49shopv2_iriel_images_captura-de-tela-2018-02-27-as-164522

COMPARTILHE!