O que é um Dimmer e para que serve

Os Dimmers são usados para, em uma carga, variar a intensidade de uma corrente elétrica média. São geradores que controlam a intensidade da luz, gerando maior ou menor luminosidade, por meio do controle da energia.

Geralmente utilizado para controlar a intensidade da luz de uma ou de mais lâmpadas, proporcionando um ambiente mais agradável e também ajudando com a economia de energia. Sua aplicação pode se dar em diversos ambientes, como para o uso em vários tipos de lâmpadas, como as incandescentes, dicroicas e também em pequenos motores universais, mas não podem ser usados com lâmpadas fluorescentes, nem com motores de indução, transformadores não dimerizáveis além de outras cargas reativas.

                                                                                                              dimmer-rotbrava-ilumisuldimmer-rot-ilumisul

A escolha de um Dimmer

Na hora de escolher por determinado tipo de dimmer, deve-se considerar algumas características como a tensão do circuito, se é 127v ou 220v; o tipo de lâmpada que o dimmer controlará (se é dicróica ou incandescente); a potência das lâmpadas e também a quantidade de módulos (se é 1 ou 2 módulos).

Um dimmer não deve ser instalado nesses casos:

  • lâmpadas fluorescentes;

  • lâmpadas dicroicas se essas tiverem transformadores eletrônicos que não sejam compatíveis;

  • para controlar a velocidade de motores;

  • para controlar o volume de caixa acústica;

  • para controlar ventiladores de teto (alguns tipos de dimmer).

  • Veja aqui como instalar um Dimmer:

    • A primeira coisa a fazer é desligar o disjuntor para garantir a segurança e que nenhum acidente aconteça;

    • A seguir, tem que retirar o interruptor e desligar os seus dois fios. Esses dois fios devem ser ligados no dimmer, de acordo com a orientação de cores, conforme a voltagem: 127V – vermelho é fase, amarelo é retorno e o azul deve ser isolado; 220V – vermelho e azul são fase e amarelo é retorno. Caso tenha dificuldade e não saiba se fará certo, ligue aleatoriamente e se não funcionar, basta inverter os fios. Não se preocupe se ligar invertido, não há perigo de estragos.

    Como dica final: É algo não pode ser utilizado em paralelo, mas uma ligação do dimmer entre dois interruptores paralelos pode ser feita, dessa forma a mesma lâmpada pode ser ligada e desligada por dois interruptores em pontos diferentes e pelo dimmer.

Apesar de ser uma peça relativamente fácil de instalar, caso não tenha conhecimentos básicos sobre instalações elétricas o ideal é chamar um profissional para realizar o procedimento.

 

COMPARTILHE!