Por que os pendentes estão em alta? Como usá-los na decoração ?

Pendentes estão em alta na decoração, pois são donos de um design diferenciado e se  encaixam em diversos ambientes, além de auxiliar na iluminação (sua função principal), eles também são muito bonitos e podem transformar um local sem precisar de reforma.

Sala de jantar

Luminárias pendentes sempre foram muito utilizadas em salas de jantares, estrategicamente posicionadas sobre a mesa. Nesse caso, é importante que elas estejam a pelo menos 70 cm da mesa de jantar para não ofuscar a visão das pessoas e não atrapalhar as conversas entre elas.

Caso o modelo do seu pendente seja aquele em que a luminária fica exposta, opte por deixá-la mais alta — pelo menos a 90 cm da mesa. Caso contrário, a luminosidade será muito grande e atrapalhará a refeição.

Cozinha

Usar pendentes na decoração da cozinha também é uma excelente alternativa, independentemente de qual seja o tipo de decoração usado. Caso seja um modelo estilo americana, o ideal é colocá-los sobre a bancada que divide os ambientes.

Numa cozinha tradicional, você pode instalá-los sobre a bancada da pia. No entanto, é importante se lembrar que nesses casos o espaço entre o teto e a bancada costuma ser menor. Portanto, os pendentes devem ter, no máximo, 30 cm de altura.

Quarto

Talvez você nunca tenha pensado em usar pendentes na decoração do quarto, não é mesmo? No entanto, saiba que eles podem dar um ar super moderno para o cômodo. A ideia é utilizá-los sobre os criados-mudos, fazendo a função de abajur.

Escritório

Se você faz home office com certeza tem um escritório, e usar pendentes na decoração deste espaço também é uma opção, cumprindo a função das luzes de mesa.

Lembre-se de deixá-los a uma altura que não atrapalhe o seu trabalho, pois, se estiverem muito baixos, podem causar conflito com a iluminação do computador, por exemplo.

Saiba como escolher a sua luminária pendente

Observe a altura

Como mencionamos, é importante que o modelo escolhido tenha uma altura adequada para o ambiente. Não basta escolher pelo design, é preciso ter cuidado com a funcionalidade.

Por isso, ao usar pendentes na decoração, lembre-se de medir o espaço que você tem para eles.

A altura disponível na sala de jantar é bem diferente da que existe sobre a bancada da cozinha, por exemplo. Portanto, antes de efetuar a compra verifique se é possível diminuir a altura do lustre.

Escolha o tamanho adequado

O tamanho também depende de uma série de fatores, e por isso, é importante fazer um bom planejamento e estudar as possibilidades de composição. Afinal, as vezes, é melhor colocar um pendente grande sozinho; noutras, instalar vários menores.

Lembre-se de acertar na iluminação

Hoje em dia, os pendentes fazem tanta parte da decoração dos espaços que muitas pessoas se esquecem da sua função principal: iluminar. Sendo assim, ao comprar e instalar a sua luminária verifique se a cúpula é aberta ou fechada, por exemplo. Isso influencia na quantidade de luz que ela será capaz de transmitir ao ambiente — e lembre-se de combinar os tons das lâmpadas com as cores das paredes.

Agora que você já sabe como utilizar as luminárias pendentes, pode transformar os ambientes da sua casa com esse simples detalhe. Eles trarão sofisticação e modernidade aos espaços, deixando o seu lar ainda mais bonito e aconchegante.

COMPARTILHE!