Reatores

Os reatores  são equipamentos auxiliares que utilizam um conjunto de lâmpadas de descarga (lâmpadas fluorescentes, vapor mercúrio, vapor de sódio e vapor metálico), e que tem como objetivo limitar a corrente na lâmpada e fornecer as características elétricas adequadas.

A correta aplicação de reatores garante um melhor desempenho para os projetos elétricos e luminotécnicos, contribuindo diretamente para a manutenção do fluxo luminoso e a vida útil da lâmpada.

Reatores eletrônicos são constituídos por capacitores e indutores para alta frequência, resistores, circuitos integrados e outros componentes eletrônicos.
Operam em alta frequência (de 20KHz a 50 KHz). Essa faixa de operação quando bem projetada proporciona maior fluxo luminoso com menor potência de consumo, transformando assim os reatores eletrônicos em produtos economizadores de energia e com maior eficiência que os reatores eletromagnéticos.

Reator Eletromagnético Partida Convencional: O reator fornece por alguns segundos uma tensão nos filamentos da lâmpada para pré-aquecê-lo e em seguida, com a utilização de um starter proporciona o acendimento da lâmpada fluorescente.

 

Reator Eletromagnético Partida Rápida: Neste tipo de partida os filamentos são aquecidos constantemente pelo reator, o que facilita o acendimento da lâmpada em um curto espaço de tempo. Para este tipo de partida não é utilizado o starter, mas o uso de uma luminária (chapa metálica) aterrada é necessário para o perfeito acendimento das lâmpadas.

 

Reator Eletrônico Partida Rápida: O acendimento é controlado eletronicamente pelo sistema de pré-aquecimento dos filamentos da lâmpada. O reator gera uma pequena tensão em cada filamento e, em seguida, uma tensão de circuito aberto entre os extremos da lâmpada. Esta partida possibilita a emissão de elétrons por efeito termo-iônico. O tempo entre a energização do reator e o acendimento da lâmpada ocorre em torno de 1s a 2,5 s.

 

Reator Eletrônico Partida Instantânea: Nesse sistema não há o pré-aquecimento dos filamentos. O reator gera diretamente a tensão de circuito aberto para o acendimento da lâmpada.

reatores-ilumisul

 

 

COMPARTILHE!