Saiba para que serve o Aterramento Elétrico

A eletricidade foi um dos fenômenos mais revolucionários de todos os tempos, a partir dela os avanços tecnológicos se tornaram constantes e hoje ela já se tornou um meio indispensável para a vida humana.

Todo profissional que trabalha no ramo, sabe o quão importante deve ser a segurança quando se fala em eletricidade, ao realizar alguma instalação ou manutenção, além de assegurar o funcionamento seguro e adequado da instalação ou máquina a qual ele esteja fazendo manutenção, é importantíssimo assegurar a sua própria segurança e a segurança das pessoas que usam ou frequentam as instalações pelas quais ele é responsável.

Para tornar obrigatório que algumas medidas de proteção sejam utilizadas em instalações ou manutenções elétricas, surgiram as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que especifica entre outros, medidas para que as instalações elétricas sejam seguras e funcionem da melhor maneira possível.

Umas das medidas exigidas pela ABNT, é o aterramento. O aterramento elétrico é uma das formas mais seguras de interferência na corrente elétrica para proteger e garantir um bom desempenho das instalações elétricas, além de atender a norma.

Qual a importância de um aterramento elétrico?

O aterramento elétrico elimina as tensões e correntes em excessos, facilitando o uso seguro e adequado de todos os componentes de uma instalação, pois ele conduz as descargas provocadas por raios e que percorrem a rede, fazendo com que as tempestades deixem de ser um problema e risco para o patrimônio.

Seria um caminho de fuga para as correntes em excesso, evitando descargas e choques.

Para facilitar o entendimento, imagine uma casa onde há um equipamento de fuga porém o mesmo não está ligado há um sistema de aterramento elétrico, quando houver excesso de cargas a energia será eliminada do equipamento quando uma pessoa encostar no mesmo. Agora se este equipamento de fuga estiver ligado há um sistema de aterramento, essa energia em excesso será levada pelo cabo terra, e caso esse excesso seja prejudicial ao funcionamento da instalação os equipamento de segurança (disjuntores, fusíveis dentre vários outros) vão entrar em ação e interromper o funcionamento.

 aterramento-eletrico-ilumisul

Sistema de um Aterramento Elétrico

O conector “terra” possui um valor igual a zero Volt absoluto, sendo assim seu valor não se altera, diferente do neutro. Por esse motivo ele é o responsável por eliminar a carga acumulada na rede elétrica, assim ele descarrega essa energia para a terra (por este motivo seu nome)

pino-terra-Ilumisul

O sistema de aterramento consiste em uma haste cravada na terra que é conectado a um fio, geralmente de cor verde ou amarela, que percorre toda a casa. Sua função é diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica.

Você já deve ter notado que o plugues que ligam computadores à tomada tem três pinos, ou deveriam ter. O terceiro pino é denominado de “terra” e, muitas vezes, é retirado pelas pessoas para que o plug encaixe em tomadas mais simples.

É possível que sua residência já possua um sistema de aterramento, porém, o fio não está conectado ao equipamento. Verifique as tomadas e os plugs de conexão para ter certeza que está tudo em ordem. Caso sua casa não possua um sistema de aterramento, procure um eletricista predial para efetuar a instalação.

 

 

 

COMPARTILHE!