Saiba a importância dos eletrodutos

Os eletrodutos que também são chamados de conduítes, são dutos, que tem como seu objetivo proteger cabos e condutores que passam por uma
camada subterrânea, protegendo melhor uma instalação elétrica, considerando que o local requer uma maior proteção.

Os eletrodutos também possuem em sua composição a característica anti-chamas, evitando a propagação de incêndios causados por curto-circuítos. É um item de extrema importância ara garantir a segurança do local.

Segue abaixo alguns modelos de eletrodutos e suas aplicações!

• Eletroduto Flexível Corrugado e Plano

O modelo mais popular dos conduítes seria o flexível corrugado, normalmente feito em PVC, que é um material que possui propriedade e características de isolação térmica, isolação elétrica e isolação contra umidade. Normalmente são utilizados em paredes e locais que possuem instalações mais fáceis, os eletrodutos flexíveis corrugados são importantes em todo projeto elétrico!

corrugado-ilumisul

 

Nessa linha de eletrodutos flexíveis ainda temos o plano que possui mesmas características que o corrugado!

plano-ilumisul

• Eletroduto Rígido

O eletroduto rígido é normalmente mais utilizado em pisos, lajes e superfícies concretadas, pois são mais resistentes à choques externos. Também são mais difíceis de manusear do que o conduíte flexível, porém por ser mais rígido é mais resistente.

galvanizado-ilumisulEletroduto-ilumisul

 

Como escolher seu eletroduto?

O melhor caminho seria consultar as aplicações das normas técnicas da ABNT e confiar em produtos de qualidade, que cumpram as especificações técnicas necessárias para
garantir a segurança.
• Em todos os eletrodutos e conduítes, devem ser inseridos apenas condutores isolados, cabos multipolares ou unipolares, e somente em casos de aterramento deve se usar condutores nus, e ainda assim apenas em eletroduto isolante específico.

É importante tomar cuidado para não extrapolar a quantidade de cabos e fios dentro de um eletroduto, isso pode comprometer a segurança e bom funcionamento das rede elétrica.

 

 

 

COMPARTILHE!