Saiba como a Luz influencia no sono

Você sabia que a cor da iluminação influencia na qualidade do sono?

Isso mesmo, além da alimentação, exercícios físicos e hábitos saudáveis, a luz a qual ficamos expostos diariamente influencia muito em uma boa noite de sono.

A qualidade do sono é essencial para o bom funcionamento do corpo e mente, pois quando dormimos há produção de hormônios e substancias vitais ao organismo.

De que maneira a luz pode prejudicar o sono? Simples a melatonina é o hormônio responsável pela distinção de dia e noite, como um relógio biológico, que avisa o corpo quando é o momento de descansar e ficar acordado.

Porém ela só é sintetizada quando fechamos os olhos inibindo a entrada de luz, no entanto mesmo com os olhos fechados a luz atravessa o globo ocular e prejudica nesse processo de produção de melatonina;

 

Cores

Existe uma propriedade de luz chamada de Temperatura de Cor, que é medida em Kelvins, a luz ambiente estaria em torno de 5.600K quanto mais alto esse numero mais azuladas ou frias se tornam as cores, e quanta mais baixa mais quente e amarelada são as cores.

Temperatura-de-cor

• A luz Azul ou Branca frio que é a mais utilizada em celulares, televisores, computadores, são as piores para a qualidade do sono, por quê? A temperatura de cor 6.000K(Branco frio) está próximo do azul na escala de cores, e esse tom transmite uma informação contraria aos nossos receptores, pois se entende que não é hora de descansar, prejudicando o sono.

• Luz Branca quente, nessa situação esse tipo de iluminação seria o ideal para melhorar a qualidade do sono, pois são tons próximos ao alaranjado, em torno de 2.700K – 3.000K o branco quente representa uma luz natural, a mesma cor emitida pelo Sol, nosso cérebro quando exposto a esse tipo de iluminação consegue relaxar, causando uma sensação de conforto pois quando nossos receptores percebem a luz quente mesmo não  causando sono, estimulam a produção de melatonina.

O ideal seria estar presente com esse tipo de iluminação pelo menos 30 minutos antes do sono, pois estimula a produção de melatonina permitindo uma noite de sono melhor, claro não deve haver presença de nenhum outro tipo de iluminação.

• Para aquelas pessoas que não conseguem dormir com todas as luzes apagadas, o ideal seria que a luz que permanecer acesa seja em tons laranja, amarelo, vermelho pois quando fechamos os olhos esse tons são menos perceptíveis do que a luz azulada (televisores, computadores, celulares).

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