Saiba como iluminar seu Escritório

Você sabia que uma iluminação adequada para o seu ambiente de trabalho pode evitar certos problemas causado pela mesma, como dor de cabeça, fadiga ocular, menor produtividade.. A luz está diretamente ligada a nossa produtividade, claro que não somente ela, mas os materiais para uso também devem ser levados em consideração, você sabe como iluminar seu escritório? Nós vamos te dar algumas dicas!

Um bom projeto de iluminação deve ser eficiente, econômico e aplicado de forma a tornar o ambiente mais funcional. Além disso, deve respeitar a legislação vigente para espaços corporativos!

O que seria uma luz ideal para o seu Escritório?

A luz ideal depende para cada escritório e suas respectivas funções, no entanto para escritórios geralmente a luz ideal deve ser difusa, pois se torna algo homogêneo no ambiente, não havendo luz direta em certos pontos que podem prejudicar o conforto do ambiente.

O que é a luz DIFUSA?

Nesse tipo de iluminação se faz uso de um difusor seja em acrílico ou vidro, que serve para suavizar a luz não permitindo a intensidade e brilho de uma luz direta. A iluminação difusa tende a se espalhar no ambiente de forma que não causa sombras fortes e demarcadas, sendo uma luz bem confortável.

luz-difusa-ilumisul

Entenda sobre luz DIRETA

A iluminação direta possui por objetivo geralmente destacar objetos como quadros, detalhes. Mas também pode ser utilizada para leitura a fim de auxiliar na concentração, porém deve se ter muito cuidado com o uso de iluminação direta, pois a mesma pode se tornar cansativa uma vez que provoca sombras “fortes ou duras”.

iluminação-direta-ilumisul

E por fim falaremos um pouco sobre a luz INDIRETA

Com a luz indireta geralmente há uso de rebatedores, sua função principal é suavizar a iluminação em ambientes, mas diferente da Difusa que faz uso de um difusor esta por sua vez direciona sua luz em um ponto e então a luz é refletida em vários outros pontos. Essa técnica cria vários efeitos belos na iluminação decorativa, pois além de trabalhar com a iluminação em sí ainda permite a criação de vários designs para as luminárias.

luz-indireta

Outro ponto importante é a cor da luz e como ela vai influenciar no seu trabalho!

Luz Amarelada

Essa iluminação é bastante utilizada quando a intenção é deixar o ambiente mais aconchegante, podendo deixar recepções e ambientes de relaxamentos muito mais aprazíveis.

B

Luz Branca

Esse tipo de iluminação é bastante utilizado em ambientes de trabalho, pois gera uma sensação de maior luminosidade no ambiente, deixando o ambiente mais desperto, também faz com que as pessoas enxerguem com mais precisão sem muito esforço. A luz branca é uma iluminação mais estimulante, perfeita para escritórios.

B

Além do que vimos é importante não exagerar na iluminação, pois pode se tornar horrível trabalhar em um ambiente com excesso de luz, por quê? Simples, o excesso de iluminação causa uma sensação de ofuscamento que também atrapalha para enxergar.

O ideal é ser feito um projeto de iluminação para cada tipo de ambiente, deixando espaços próprios para as atividades desenvolvidas.

Para maior economia em iluminação no local de trabalho deve se levar em conta a iluminação natural (Sol) durante o dia, assim ajuda a reduzir custos para a empresa e também dá mais vida ao ambiente.

escritorio-luz0solar-ilumisul

Para que a economia esteja completa faça uso da tecnologia LED que consome pouca energia e tem muita eficiência luminosa, além de não esquentar o ambiente, lembrando que o LED possui uma vida útil bem maior do que as lâmpadas fluorescentes ou incandescentes, sendo assim necessárias poucas trocas.

COMPARTILHE!