Você sabe qual a altura ideal para Interruptores e Tomadas?

A instalação dos interruptores e tomadas é um detalhe que não pode ser negligenciado. Afinal, a ausência de um número apropriado de pontos de energia ou a instalação em locais inadequados pode render aborrecimentos no dia a dia de uma residência.

Na hora de projetar, construir ou até mesmo alugar um imóvel, é preciso pensar com cuidado na funcionalidade do projeto elétrico – ele precisa atender as necessidades dos seus moradores.

Atualmente, arquitetos e designers contam com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para direcionar as medidas corretas em um padrão. Segundo a norma NBR 5410, as tomadas e interruptores podem ser instaladas em 3 alturas:

  • Baixas: 30 cm a partir do chão
  • Médias: 1,20 cm até 1,30 cm a partir do chão
  • Altas: 2 m até 2,25 cm a partir do chão

As tomadas e interruptores devem acompanhar as medidas de altura média e, para que haja harmonia na decoração, é importante seguir a mesma orientação na casa toda.

você-sabia-Ilumisul-site-tomadas

As quantidades de tomadas em cada cômodo costumam gerar dúvidas – o número ideal depende de quantos eletrônicos ou eletrodomésticos são utilizados em cada área da residência. O total de moradores também influencia. A ABNT orienta no mínimo uma tomada a cada 3,5 m de parede.

Cozinha: Na cozinha elas devem ser instaladas na altura média, para que fiquem acima das bancadas. Fogão, geladeira, coifa, torneira elétrica, micro-ondas e forno precisam de pontos de energia permanentes, portanto, é uma boa ideia instalar modelos com entrada dupla.

Quartos: Nos quartos precisam de tomadas próximas a cama (para caso de carregadores de bateria e luminárias). Um interruptor próximo à cabeceira é uma ótima pedida.

Sala: Na sala, é preciso pensar nos pontos de energia para TV, home theathervideogames e receptores de sinais de internet e TV à cabo. Entradas para alimentar eventuais luminárias também devem ser lembradas.

Varandas e Quintais também necessitam de pontos para abastecer equipamentos como lavadoras, cortadores de grama e aspiradores.

Para não errar, o ideal é realizar um planejamento do projeto elétrico eficiente.

COMPARTILHE!