Para que serve a Fita LED?Postado: 28/05/2021 | Categoria: Iluminação

As fitas LEDs reinventaram o modo de utilizar a luz dentro da decoração. Você pode iluminar o interior de balcões, criar marcações, além de estilizar diversos espaços de modo prático, simples e eficiente. 

A luz é uma grande aliada da decoração e são sempre muito bem-vindas, principalmente quando exploramos todos seus potenciais. Elas, além de iluminar os cantos obscuros, também concedem maior receptividade e profissionalismo ao ambiente deixando ainda mais aconchegante.

O quê é uma fita LED?

É semelhante à uma fita adesiva, com um lado colante e, no verso, LEDs. Essas pequenas “lâmpadas”, mais conhecidas por chips, podem alterar sua potência e também sua capacidade de iluminação de acordo com a especificação desejada, servindo tanto para decorar, como melhorar a visibilidade no interior de móveis e outros espaços. 

2835, 3014, 3528, 5050 ou 5630?

Você consegue identificar o tamanho do chip e sua capacidade de iluminação através do próprio nome do produto, mais especificamente o sufixo de quatro numerais.

  • 2835: LEDs com 2,8 x 3,5 milímetros
  • 3014: LEDs com 3,0 x 1,4 milímetros
  • 3528: LEDs com 3,5 x 2,8 milímetros
  • 5050: LEDs com 5,0 x 5,0 milímetros
  • 5630: LEDs com 5,6 x 3,0 milímetros

 

Por exemplo: se o mesmo for rotulado como 3528, quer dizer que os LEDs possuem 3,5 x 2,8 milímetros, enquanto que a versão 5050 respectivos 5,0 x 5,0 milímetros, e assim sucessivamente. Quanto maior o componente, maior seu poder de iluminação.

Dependendo do tipo de efeito que você procura é fundamental entender que os LEDs podem ficar mais agrupados ou mais espaçados, alterando a intensidade da luz emitida. Esse número pode variar de 30 a 120 chips por metro de fita. 

Se você procura um resultado mais intenso e homogêneo, fitas com o maior número de LEDs possível será a opção perfeita, enquanto que as mais espaçadas naturalmente oferecem algo mais leve e de intenções decorativas.

Na hora de procurar pelo produto ideal esteja atento às suas especificações e, na dúvida, questione o vendedor sobre o número desses componentes por metro ofertado.

São vários. As utilidades das fitas LEDs na decoração vão além de simplesmente enriquecer o espaço e realmente oferecem utilidade quando aplicada dentro de móveis ou cantinhos que a visibilidade não seja muito boa.

  • Sancas de gesso;
  • Dentro de móveis para iluminar seu interior;
  • Atrás de móveis para criar efeitos de marcação;

Mas melhor do que só falar é mostrar esses projetos na prática para que você tenha boas referências na hora de iniciar seu projeto.

Quarto  

Closet  

Setup Gamer  

Banheiro  

Cozinha  

Área externa  

Escada  

Como você pode ver, é possível utilizar as fitas LEDs para várias utilidades: desde trazer maior eficiência e praticidade para um espaço, bem como aumentar sua atratividade e enriquecer o conjunto que está ali. De fato, as fitas vieram para facilitar e proporcionar mil e uma possibilidades ao nosso dia a dia, nos deixando cada dia mais autônomos em relação à integração das luzes na decoração.

Escolher a melhor vai depender do seu projeto e daquilo que você pretende alcançar com sua instalação. Na dúvida, consulte um profissional e faça seu projeto luminotécnico.

 

Leia Também




Comentários