5 dicas de como refrescar a casa durante os dias de verão!Postado: 09/11/2016 | Categoria:

Todos sabemos o calor do Brasil nos dias de verão e é realmente muito quente, segue abaixo dicas de como refrescar sua casa nos dias de verão! 1. Use os ventiladores a seu favor Os ventiladores não conseguem resfriar o ar quente, mas eles fazem o ar circular pelo ambiente de maneira mais veloz e eficiente. Para potencializar a ação do ventilador, temos duas dicas:
  • Faça com que ele aja de forma mais efetiva. Durante as madrugadas, a temperatura exterior costuma ser mais elevada do que a temperatura no interior do quarto, de modo que a tendência do ar quente é sempre entrar. Por isso, aponte o ventilador para o lado de fora da janela. Pode parecer loucura, mas isso vai fazer com que a entrada do ar quente seja reduzida e, consequentemente, a temperatura dentro do quarto ficará mais amena.
  • A outra dica é para quando o calor estiver insuportável. Nesse caso, aponte o ventilador diretamente para você e, para resfriar o ar que irá em sua direção, coloque um recipiente com gelo na sua frente. Assim, o ar apontado em sua direção chegará de maneira mais geladinha e incrivelmente refrescante.
2. Branco é a cor mais leve A cor branca reflete a luz. Assim, se você possui algum cômodo da sua casa cuja incidência luminosa seja muito grande, não hesite em deixar tudo branco: paredes, móveis e acessórios. Desse modo, a luz que entrar será refletida e, consequentemente, a retensão de calor será muito menor. Por meio desse truque, é possível diminuir de maneira significativa a temperatura do cômodo e torná-lo muito mais agradável. 3. Troque suas lâmpadas As lâmpadas tradicionais são denominadas incandescentes. Como o próprio nome diz, elas, além de luz, produzem uma grande quantidade de calor. Se você já está sofrendo com as altas temperaturas do verão brasileiro, não vai querer algo no seu quarto que produza ainda mais calor, não é mesmo? Por isso, mude suas lâmpadas incandescentes, trocando-as por lâmpadas fluorescentes ou de LED. Além de não produzirem calor, esses tipos de lâmpadas consomem muito menos energia e duram muito mais tempo. 4. Aposte nos jardins internos As plantas, além de serem belíssimas, também podem ser um grande aliado na diminuição da sensação térmica no interior da sua casa. Isso porque, assim como nós, elas também transpiram e essa transpiração fará com que o ar do ambiente fique mais úmido e mais fresco. Ademais, de quebra, os jardins internos também ajudam a decorar o ambiente e deixá-lo muito mais charmoso e aconchegante. Mas muito cuidado: você jamais poderá permanecer em um ambiente fechado junto com uma grande quantidade de plantas. Afinal, tal como os seres humanos, elas também respiram oxigênio. Desse modo, as plantas podem consumir grandes quantidades desse gás e fazer com que você fique sem. 5. Para dormir no calor o "método egípcio" envolve duas toalhas grandes, uma seca e outra que você deve molhar e depois torcer (ou passar rapidamente pelo ciclo de centrifugação da máquina de lavar) para que não fique encharcada, senão não funciona. A toalha seca é colocada na cama como se fosse uma colcha, e com a toalha úmida você se cobre. Enquanto a umidade estiver evaporando, a sua sensação térmica será melhor do que a da temperatura do ambiente. Quando ela secar, é só remover, mas aí você já terá conseguido o mais difícil, que é fazer o sono surgir numa noite quente demais.

Leia Também




Comentários

Atendimento Online